terça-feira, 24 de maio de 2011

Roedor reaparece depois de 113 anos

Editora Globo

Depois de aparecer pela última vez em 1898 e de várias expedições de busca, os biólogos já haviam perdido a esperança de encontrar um representante da espécie Santamartamys rufodorsalis vivo. O animal, conhecido como rato arbóreo vermelho, era considerado praticamente extinto. Até aparecer em 4 de maio bem em frente aos voluntários da Fundação ProAves, na reserva Natural El Dorado, na Colômbia.

As fotos, divulgadas em 18 de maio, mostram que o roedor ficou bem confortável com a presença dos flashes das câmeras. Ele ficou cerca de duas horas com os pesquisadores até retornar para a mata. O rato pode agora entrar para a lista vermelha de espécies criticamente ameaçadas pelos critérios da União Internacional pela Conservação Da Natureza.

Apesar do animal ter aparecido solitário, é muito provável que tenha outros semelhantes na floresta, de acordo com os pesquisadores da ProAves. O que os preocupa agora é que os poucos roedores que ainda restariam na natureza podem estar ameaçados por gatos domésticos que caçam na fauna nativa.

Fonte: Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário