segunda-feira, 9 de maio de 2011

Bebês e Obesidade


O sistema de saúde do Reino Unido vai começar a testar uma droga para evitar que mães obesas deem à luz bebês muito grandes, que têm mais chances de também serem obesos no futuro. De acordo com os médicos, mulheres acima do peso acabam consumindo uma quantidade maior de alimentos que o feto precisa para se desenvolver, o que pode causar de saúde para mães e filhos.

Os médicos querem tentar controlar o crescimento excessivo dos bebês com metformina, que é usada no tratamento da obesidade. A Weight Concern, organização ligada a ações para diminuir o número de obesos no Reino Unido, disse considerar a ideia intrigante, mas que o ideal é que as mulheres alcancem um peso normal antes mesmo de engravidar.

Os cientistas que coordenam o estudo dizem que 15% das grávidas que chegam aos hospitais britânicos são obesas. O problema pode aumentar o risco de morte das mulheres, pré-eclâmpsia e de seus bebês nascerem mortos ou grandes demais.

Acredita-se que as grávidas obesas são mais resistentes à insulina, que evita que os níveis de açúcar no sangue fiquem muito altos. A metformina reduz essa resistência. Espera-se que a droga diminua a quantidade de açúcar que vai para o bebê, fazendo com que ele nasça com um tamanho saudável. Quatrocentas mulheres vão participar dos testes.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário