quarta-feira, 4 de maio de 2011

Pequenas Maravilhas: como os micróbios governam o mundo



Em "Pequenas Maravilhas: como os micróbios governam o mundo", o cientista Idan Ben-Barak escreve de uma forma muito bem humorada e informativa a respeito do papel dos microorganismos em nossa vida, morte e qualquer tema que possa imaginar e faça parte de nosso cotidiano.
Para começar essa viagem, aos olhos do microscópio, o especialista explica que os personagens principais surgiram há 3,8 bilhões de anos, e eles ajudaram a criar a atmosfera terrestre, oferecendo as condições para existirmos. Se isso for pouco para você, ele explica a atuação desses seres no ato do canibalismo, sexo entre irmãos, processo do vinho, nos arrotos de ovelha, coaxos de sapo, produção de remédios e também de doenças mortais.
Além de desvendar os percursos dos micróbios e seus mistérios na forma que agem na natureza, Barak levanta uma questão para os cientistas de plantão. Afinal, essas pequenas maravilhas podem ser consideradas seres vivos ou não?
O autor traz ainda dados curiosos, como o número de micróbios em uma colher de chá de terra. A resposta dá para quase contar nos dedos: um trilhão. E o número de espécies de micróbios nessa colher de chá é de cerca de 10 mil.
Último dado, mas de muito interesse aos leitores (e que pode ajudar a melhorar a autoestima de alguns e causar alívio na balança) é saber que o peso total dos micróbios em um corpo humano saudável é de um a dois quilos. Ou seja, é possível dar "aquele desconto" sem contar uma mentira, necessariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário