quinta-feira, 23 de junho de 2011

Galeria dos bichos ameaçados: sarapó

Por: Jean Carlos Miranda, Piatã Santana Marques e Rosana Mazzoni Departamento de Ecologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


Nome científico: Gymnotus pantherinus.
Nome popular:Sarapó.
Tamanho: aproximadamente13 centímetros.
Local onde é encontrado:Riachos costeiros do Sudeste do Brasil.
Hábitat: Mata Atlântica.
Motivo da busca:Animal ameaçado de extinção!



Sarapó, um choquinho de nada


No cartaz, pode parecer uma cobra, mas o sarapó é um peixe, acredite! A semelhança com o réptil fica por conta de seu corpo alongado e liso, que o ajuda na hora de se esconder e de procurar alimentos entre rochas, troncos e sob a vegetação debaixo d’água.

Por falar em água, é nos riachos da Mata Atlântica que este pequeno peixe vive. Sua preferência é por águas frescas e calmas. Quando encontra correnteza mais forte, ele se enterra para se proteger.

O sarapó tem hábito noturno, isto é, ele se esconde durante o dia e aproveita a escuridão da noite para sair, reproduzir e procurar seu alimento preferido: insetos aquáticos! Como no escuro não se pode enxergar muita coisa, esse peixe, ao perceber a presença de uma presa, produz uma descarga elétrica que paralisa o seu alvo e o torna fácil de capturar.

Então o sarapó é um peixe-elétrico? Sim, mas diferentemente de seus parentes – como o peixe poraquê, cujo choque pode fazer um homem adulto desmaiar – a eletricidade produzida pelo sarapó é suficiente apenas para ajudá-lo a capturar os tais insetos aquáticos que costuma comer.

No que diz respeito à reprodução, a fêmea do sarapó coloca cerca de mil ovos de uma vez. Parece muito, mas após o ataque de um predador pode não sobrar ovo algum. Para protegê-los, os pais mantêm todos juntos em um ninho e estão sempre por perto.

Se, naturalmente, já é difícil para o sarapó chegar à idade adulta, imagine se os rios que eles habitam sofressem com lançamento de esgoto, a poluição e o assoreamento que resulta do desmatamento? Pois é exatamente isso que está acontecendo.

Os pesquisadores sabem muito pouco ainda sobre o sarapó, mas concordam em um ponto: a espécie já se encontra ameaçada de extinção.

Foto: Ivan Sazima
Texto pubicado na Edição 223 da Revista Ciência Hoje das Crianças.

2 comentários: