quarta-feira, 29 de junho de 2011

Peixe usa pedra como bigorna para abrir concha

Sequência de imagens mostra como peixe usa pedra para abrir concha (Macquarie University)


Não chega à sagacidade dos peixinhos que protagonizaram a animação Procurando Nemo, mas ainda assim é surpreendentemente engenhoso: pesquisadores das universidades Macquarie e Central Queenslad, na Austrália, mostraram que um peixe usou uma pedra como bigorna para abrir uma concha. O estudo é descrito em um artigo publicado no jornal especializado Coral Reefs.


“As fotos fornecem a prova fantástica destes peixes engenhosos durante o trabalho usando ferramentas para acessar presas que, de outra maneira, seriam perdidas”, afirma Culum Brown, da Universidade Macquarie. “É evidente que este peixe em particular faz isso com regularidade, a julgar pelas conchas quebradas ao redor da bigorna.”

O polegar opositor é considerado uma aquisição evolutiva fundamental para o uso de ferramentas. O peixe encontrou uma alternativa: ele segura a concha com a boca e movimenta a cabeça violentamente para realizar golpes alternados até conseguir abri-la.

Habilidade – Cognição é a habilidade de relacionar peças diferentes e desconexas de informação em novas formas, ou seja, reunir diversos dados do mundo para formar uma nova ideia. A cognição animal é determinada basicamente pela capacidade de uso de uma ferramenta para resolver problemas no ambiente: a dificuldade de acesso à comida, por exemplo. Para que isso ocorra é necessário um entendimento de causas e efeitos. Por muito tempo, o homem esteve convicto de ser o único animal capaz de pensar em termos conceituais e fazer associações. Mas diversas pesquisas têm demonstrado habilidades de outras espécies.

Sabe-se que corvos utilizam ferramentas de perfuração com o bico para acessar insetos que estão dentro de troncos, elefantes cobrem buracos de água para impedir que o líquido evapore e polvos constroem abrigos com restos de alimentos. Em 2008, um orangotango foi encontrado na ilha de Bornéu tentando pescar com a ajuda de uma vara – provavelmente imitando o comportamento humano. Em 2010, uma equipe alemã mostrou que o macaco Rhesus consegue aprender conceitos matemáticos abstratos.

Fonte: Revista Veja


Nenhum comentário:

Postar um comentário