sexta-feira, 10 de junho de 2011

A mais rápida planta carnívora



Pesquisadores da França e da Alemanha identificaram o processo de captura de presas, realizado por plantas carnívoras, mais rápido do mundo.

Para registrar o fenômeno o grupo de pesquisadores da Universidade Joseph Fourier utilizou uma câmera de alta velocidade e assim conseguiu captar o primeiro registro visual sobre os mecanismos de armadilhas desenvolvidos por plantas subaquáticas. Os cientistas analisaram três espécies do gênero Utricularia e estruturaram os comportamentos das plantas através de programas de computador.

A partir das análises identificou-se que as plantas carnívoras quando pretendem atrair suas presas utilizam um mecanismo que lembra uma bomba d’água. O funcionamento se dá através da perda de estabilidade que ocorre quando as vítimas se aproximam dos pelos sensitivos da planta. Essa perda aciona abertura de uma cavidade, neste momento a diferença de pressão faz com que a presa e a água entrem na estrutura do vegetal. Rapidamente a válvula se fecha e as vítimas ficam impedidas de escapar, e posteriormente são digeridas. Todo este processo dura em média um milésimo de segundo. Os filmes em alta velocidade mostraram que as Utricularias utilizam o vácuo para se alimentar.

As Utricularias são as menores plantas carnívoras conhecidas e são também as mais sofisticadas estruturalmente. Suas armadilhas funcionam como verdadeiras máquinas de sucção e seu alimento predileto são crustáceos e outros pequenos invertebrados. O artigo na integra foi publicado na revista Proceedings of the Royal Society B.


Fonte: Jornal Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário