sábado, 28 de julho de 2012

Hepatite: doença discreta e perigosa


Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que a hepatite é uma doença perigosa porque avança, muitas vezes, de forma silenciosa.
São cinco os tipos:
Hepatite A: É do tipo não viral. Pode ser transmitida com a ingestão de alimentos e água contaminados. Normalmente, o tratamento por medicamentos tem curta duração e as chances de cura atingem 99% dos casos. Aproximadamente 1,4 milhão de novos casos são registrados todos os anos, segundo a OMS.
Hepatite B: É transmitida pelo contato sexual, transfusão de sangue, via placento-fetal, compartilhamento de agulhas e seringas e estima-se que 2 bilhões de pessoas estejam infectadas com esta forma do vírus. O quadro clínico pode evoluir e se tornar crônico. O vírus da hepatite B é de 50 a 100 vezes mais infeccioso que o HIV. Utilizada desde 1982, a vacina contra a Hepatite B é um tratamento com 95% de efetividade.
Hepatite C: Do tipo viral, a hepatite C pode ser adquirida por meio de transfusão de sangue, mas muitas de suas causas ainda são desconhecidas. O tratamento é feito com medicamentos. Esse tipo da doença pode evoluir e desencadear câncer no fígado. Embora seja assintomática em 80% dos casos, febre, fadiga, perda do apetite, náusea, vômito, dores abdominais, urina escura, fezes de cor acinzentada, dor nas articulações e icterícia (amarelamento da pele e do branco dos olhos) são sintomas comumente apresentados.
Hepatite D: Manifesta-se em pessoas portadoras da hepatite B. Além disso, o paciente tem maiores chances de desenvolver a forma aguda da doença e precisar de transplante de fígado.
Hepatite E: Muito parecido com o quadro clínico da hepatite A, é do tipo não crônico e se manifesta, principalmente, em países em desenvolvimento com saneamento básico precário, por conta da contaminação da água e de alimentos. Raramente esse tipo de hepatite é transmitido diretamente de uma pessoa para a outra.
Sintomas mais comuns: Pele amarelada (icterícia); Febre; Enjoos; Urina escura; Fezes claras.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário