sábado, 2 de julho de 2011

Crianças que comem doces são menos propensas à obesidade

Trata-se de uma afirmação espantosa que contraria décadas de aconselhamento nutricional. Mas comer doces pode, na verdade, evitar que seus filhos fiquem acima do peso ideal ou se tornem obesos, sugere uma pesquisa realizada nos Estados Unidos.
O estudo, que foi publicado na revista "Food and Nutrition Research", mostrou que crianças que comiam chocolate e outros doces regularmente são significativamente menos propensas a serem obesas ou a ficarem acima do peso em relação aos que não mantêm esses hábitos alimentares. O efeito aparentemente se estende a adolescentes, quando aqueles que comem doces são ainda mais propensos a serem magros.
A descoberta contradiz teorias que afirmam que doce não apenas é ruim para os dentes, mas também para o corpo. E pode facilitar a vida de pais que se esforçam para manter os filhos longe do açúcar, um esforço que parece cada vez mais difícil.
Pesquisadores da Universidade Estadual da Louisiana monitoraram mais de 11 mil crianças e jovens entre dois e 18 anos de 1999 a 2004. Os dados mostraram que crianças que comiam doces eram 22% menos propensos ao sobrepeso ou à obesidade.
Entre adolescentes, um número ainda maior, 26%, tinham mais chances de pesar menos que os colegas que não comiam doces. Em todas as idades, havia também níveis menores de proteína C-reativa em crianças que comiam doces. Os médicos acreditam que altos níveis desta substância no organismo estão ligados a maior risco de problemas cardíacos e outras doenças crônicas.
Explicando os resultados da pesquisa, os cientistas dizem que crianças que eram alimentadas com porções adequadas de doces ainda novos aprenderam o conceito de disciplina alimentar. Eles também afirmam que aqueles que comeram doces apenas em ocasiões especiais tinham mais propriedade sobre seus hábitos alimentares e eram capazes de balancear a quantidade de calorias que ingeriam.
Carol O'Neil, que coordenou o estudo, afirmou ao "Daily Mail":
- O estudo ilustra que crianças e adolescentes que consomem doces são menos propensos a ultrapassarem o peso saudável ou serem obesos. No entanto, os resultados não devem ser interpretados como um passe-livre para o consumo de doces. Esse tipo de alimento não deve ser substituído pelos nutrientes indispensáveis a uma dieta. Merece um tratamento especial e deve ser apreciado com moderação.

Fonte: O Globo



Nenhum comentário:

Postar um comentário