terça-feira, 12 de julho de 2011

Biólogos querem estimular o consumo de animais marinhos invasores para salvar espécies ameaçadas



Um predador marinho voraz, conhecido por suas listras coloridas e seus espinhos dorsais venenosos, está devastando populações de peixes de outras espécies que vivem e se abrigam em recifes de corais na costa da Flórida e do Caribe. O invasor peixe-leão - nativo da região Indo-Pacífica, que pode viver até 15 anos e pesar até 200g - se tornou uma das grandes preocupações de biólogos e ambientalistas. E especialistas acreditam que a solução é estimular o consumo deste peixe e de outros invasores marinhos para manter o equilíbrio.

- Os humanos são os predadores mais onipresentes - disse ao "New York Times" Philip Kramer, diretor do programa para Conservação da Natureza do Caribe. - Em vez de comer algo como sopa de barbatana de tubarão, por que não uma espécie que está causando dano, e assim dar uma contribuição positiva?

Espécies invasoras se tornaram um sério problema nos Estados Unidos. Exemplos são a grande população de carpa asiática entupindo o rio Mississippi e de caranguejos verdes europeus aglomerando-se na costa. Com poucos predadores naturais na América do Norte, o número de invasores marinhos de reprodução rápida tem aumentado em águas americanas, comendo criaturas nativas e competindo por alimentos e habitats. Por isso, ambientalistas sugerem a elaboração de cardápios nos quais a carpa asiática poderia substituir o robalo chileno ameaçado, e o peixe-leão, a garoupa, vítima de sobrepesca.

- Pode haver um mercado real - disse Wenonah Hauter, diretora-executiva do Food and Water Watch, que edita o Smart Seafood e recomenda pela primeira vez que consumidores se interessem e experimentem espécies invasoras, porque seria um hábito mais seguro e sustentável, e uma alternativa a espécies ameaçadas, estimulando pescadores e mercados a capturá-los - diz a diretora, que já tem uma lista de chefs famosos para criar e promover pratos com os invasores marinhos.

Pesquisadores enfatizam que o consumo é apenas parte do que é necessário para controlar os invasores e recuperar as populações de peixes nativos. Um plano abrangente deve incluir a introdução de peixes predadores em habitats esvaziados deles e erguer barreiras físicas para impedir a maior disseminação de invasores.

- Só comer espécies invasoras não resolverá o problema, mas em alguns lugares pode ser uma estratégia muito útil - disse Kramer.

O United States Fish and Wildlife Service está fazendo estudos para saber em quais áreas essa medida seria mais eficaz. Projetos sugerem que a pesca comercial de carpas asiáticas no Mississipi ajudaria a controlar as populações na região, como parte de um programa integrado de manejo de pragas - disse Valerie Fellows, porta-voz do órgão.

Na prática, ainda não está claro se incentivar a pesca comercial de invasores poderá ter impacto significativo, comentou Valerie. O Corpo de Engenheiros do Exército já gastou milhões de dólares para erguer barreiras eletrônicas que mantenha a carpa asiática longe do Rio Illinois na região dos Grandes Lagos.

E há riscos ao aguçar o apetite dos americanos. A comercialização de uma espécie invasora pode torná-la tão popular que os peixes sejam lançados para se reproduzirem onde ainda não existem, piorando o problema. A tilápia foi originalmente importada para a América Latina para controle de ervas daninhas e insetos, mas sua comercialização ajudou a espécie a se espalhar mais amplamente do que o pretendido.

Um outro problema, diz Kramer, é que a comercialização do peixe-leão pode aumentar o número de armadilhas em recifes, o que levaria à captura de outros peixes. Para este caso específico, ele acredita que a caça submarina seria uma forma sustentável.

E há outras questões a serem resolvidas. Os livros de receitas não dizem muito sobre como preparar uma carpa asiática, que tem estrutura óssea incomum. E mesmo que se crie o interesse por sopa de caranguejo verde europeu, não há lugar para comprar o ingrediente principal, embora ele seja abundante no mar.

Para aumentar a demanda de culinária com espécies invasoras, a Food and Water Watch fez uma parceria com a Fundação James Beard e Kerry Heffernan, chef no restaurante South Gate, em Nova York, para elaborar receitas com as criaturas. No verão passado, a The Nature Conservancy patrocinou um evento no qual chefs criaram cardápios à base de peixe-leão nas Bahamas, espécie que chegou ao Caribe no início de 1990 e se espalhou.
Fonte: O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário