terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cigarro: quanto mais cedo, pior



Dois novos estudos descobriram que fumantes que costumam consumir seu primeiro cigarro logo depois que acordam pela manhã podem ter maior risco de desenvolver câncer de pulmão, cabeça e pescoço. Publicados na revista "Cancer", da Sociedade Americana de Câncer, os resultados podem ajudar a identificar fumantes com risco especialmente alto de ter a doença e que se beneficiariam de intervenções voltadas para eles, com a intenção de reduzir a probabilidade de sofrerem de um problema sério.

O hábito de fumar aumenta as chances de um indivíduo desenvolver diversos tipos de câncer. Mas por que apenas alguns fumantes têm câncer? Joshua Muscat, PhD, do Penn State College of Medicine in Hershey, nos Estados Unidos, e seus colegas investigaram se a dependência de nicotina caracterizada pelo horário do primeiro cigarro depois que a pessoa acorda afeta o risco do fumante de desenvolver tumores nas regiões citadas independente da frequência com que a pessoa fuma e também a duração desse ato.

A análise referente ao câncer de pulmão incluiu 4775 casos da doença e 2835 casos de controle, todos fumantes regulares. Comparados com indivíduos que fumaram mais de 60 minutos depois de acordar, os que fumaram em 31 a 60 minutos depois de levantar eram 1,31 vezes mais propensos a desenvolver um tumor no pulmão, e os que fumaram em até 30 minutos após acordar tinham 1,79 vezes mais chances de sofrer da doença.

Já o estudo envolvendo câncer de cabeça e pescoço incluiu 1055 casos da doença e 795 casos de controle, todos com um histórico de fumante. Comparados com pessoas que fumaram mais de 60 minutos depois de acordar, as que consumiram o primeiro cigarro em 31 a 60 minutos depois de saírem da cama eram 1,42 vezes mais propensos a desenvolver câncer de cabeça e pescoço, e os que fumaram em 30 minutos tinham 1,59 vezes mais chances de apresentar algum tumor nessas regiões.

- Esses fumantes têm maiores níveis de nicotina e possivelmente outras toxinas derivadas do tabaco em seus organismos, e eles podem ser mais viciados que os fumantes que se abstenham de fumar por meia hora ou mais - disse Muscat. - Pode ser uma combinação de genética e fatores pessoais que causam uma maior dependência a nicotina.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário