domingo, 21 de agosto de 2011

Comer gordura e alimentos pouco saudáveis nos deixa de bom humor

Os cientistas confirmam que a comida pode melhorar o nosso humor. Uma pesquisa realizada mostrou que o bem estar que sentimos ao comer não está somente na mente.
Os resultados podem revelar os segredos por trás da relação emocional e a vontade de comer, ajudando assim os médicos a entender os transtornos alimentares e a obesidade.
Os pesquisadores da Universidade de Leuven, na Bélgica realizaram exames no cérebro de voluntários, onde foram tocadas músicas tristes e fotos de pessoas com expressões melancólicas. Também foram administradas soluções salinas e gordurosas por meio de um tubo de alimentação, o que foi percebido é que os voluntários que receberam as soluções salinas ficaram mais deprimidos em relação às músicas e fotos, já os que receberam a solução gordurosa ficaram mais alegres e de certa forma indiferentes aos estímulos negativos das músicas e fotos.

Esta experiência mostrou que não é apenas o sabor agradável e a textura dos alimentos que aumentam a sensação de bom humor. As descobertas sugerem que o intestino envia os sinais diretamente para o cérebro e isto influencia a forma como nos sentimos.

Também foi estudado se o peso dos voluntários influenciaria os resultados finais e a sensação de bem estar. O Dr. Louis Aronne acredita que a obesidade não é causada por questões psicológicas, mas que algo físico e que a relação entre alimentos gordurosos e a felicidade pode datar da idade da Pedra, pois a gordura era essencial para a sobrevivência, gerando assim mecanismos de recompensa no cérebro.
Fonte: Jornal Ciência (Adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário