sábado, 5 de março de 2011

Fungos criam "formigas-zumbis"


Em estudo realizado na Mata Atlântica de Minas Gerais e publicado na revista científica "PLoS One", David Hughes e Harry Evans identificaram quatro novas espécies de fungos que infectam formigas, tornando-as “formigas-zumbis”. Isso se deve ao fato de o fungo alterar o comportamento das formigas, levando colônias inteiras à morte. Poucos dias após a infecção, as formigas têm seus sentidos afetados pelo fungo, o que as impede de realizarem suas atividades. Quando morrem, criam o ambiente perfeito para a proliferação do fungo.

A pesquisa ajuda a explicar a perda de biodiversidade entre insetos de determinadas espécies, já que cada fungo observado atua em um tipo de formiga. O objetivo dos pesquisadores é determinar como a ação dos fungos influencia o funcionamento do ecossistema.

A relação entre fungos e formigas-zumbi não são uma novidade para a Ciência. Alfred Russel Wallace (co-autor da teoria da evolução das espécies) encontrou duas espécies do "fungo da formiga-zumbi" na Indonésia, em 1859.

Na natureza são encontradas milhares de espécies de fungos parasitas de insetos que , assim como as que afetam as “formigas-zumbi”, tem um alvo específico. Assista ao vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário