domingo, 20 de maio de 2012

Receitas da Vovó



Encontrei no site do Jornal O Dia uma reportagem (muito interessante) sobre receitas caseiras, dessas que são passadas de geração em geração. Vale a pena postar!!!


 Algumas dicas da vovó para cuidar da saúde:


1 - MACHUCADO SARA RÁPIDO DESCOBERTO

Assim curam mais rápido. Quando for superficial, limpe o ferimento, estanque o sangramento e deixe respirar um pouco, exposto ao ar, secando naturalmente. Não arranque a casca, por mais que esteja coçando ou com aspecto ruim.

2 - BEBER ÁGUA ACABA COM O SOLUÇO

O soluço normalmente resulta de um estímulo involuntário dos músculos envolvidos na respiração, especialmente o diafragma. Beber alguns goles de água estimula a normalidade da respiração, fazendo o soluço regredir até sumir.

3 - MAGNÉSIA CONTRA CRAVOS E ESPINHAS

Todas as noites, ao se deitar, passe um bastão com algodão embebido em leite de magnésia e passe nos cravos e nas espinhas. Após a aplicação, não lave o rosto, o que só deverá ser feito no dia seguinte, com água morna.

4 - MORANGO CLAREIA OS DENTES

Além de saborosa, a fruta tem este pode sobre seu sorriso. Esmague 2 ou 3 morangos, esfregue os dentes com essa polpa e deixe atuar durante 5 minutos. Em seguida, enxague bem a boca com água e escove-os normalmente com pasta de dentes. O ácido málico presente nos morangos é a substância que permite remover a coloração amarelada superficial. Use até 3 vezes por semana.

5 - LÁBIOS RACHADOS

A vaselina atua como um hidratante eficiente, mantendo a umidade da pele e não deixando os lábios ressecarem, o que é mais comum no tempo frio. O indicado é a vaselina sólida ou em bastão (à venda nas farmácias).

6 - CANJA CURA RESFRIADOS

A receita tem dois elementos que ajudam np combate à gripe: o calor e um aminoácido chamado cisteína, presente na carne da galinha. Fora que o líquido quente acelera expulsão do muco nasal.

7 - ALHO PARA ALIVIAR COCEIRA

Com ação antiinflamatória e antibacteriana, o alho trata irritação e inflamação causadas por picadas de insetos. Esmague um dente de alho fresco e aplique no local da picada, deixando por alguns minutos na área afetada. Só é contraindicado para pessoas sensíveis ao alho, que apresentam alergia.

8 - MEL CONTRA A TOSSE

Duas a três colheres de mel puro e de boa procedência melhoram a tosse. O mel tem componentes que matam micróbios e atuam como antioxidante. Tome duas a três colheres por dia, puro ou misturado com chá. Em crianças, é indicado a partir de 1 ano.

9 - MAISENA NAS ASSADURAS

A maisena tem ação secativa na assadura (ou ‘dermatite das fraldas’), que causa muito desconforto nos bebês, deixando a pele muito vermelha e ainda mais sensível. Após o banho e entre as trocas de fraldas, aplique uma colher de sopa de maisena no local afetado.

10 - VINAGRE REMOVE LÊNDEAS

Lêndeas (ovos dos piolhos) são difíceis de remover, e uma solução para ajudar é misturar vinagre com água (1 por 1). Ácido, o vinagre amolece a gordura que prende a lêndea ao fio do cabelo. Aplique com algodão no couro cabeludo à noite, envolva a cabeça com touca e deixe agir. Pela manhã, penteie o cabelo com pente fino. Se necessário, repita no dia seguinte. O método complementa tratamentos tradicionais.

Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário