sábado, 21 de abril de 2012

POSTURA DE OVOS PODE TER CONTRIBUÍDO PARA EXTINÇÃO DOS DINOSSAUROS

Postura de ovos pode ter contribuído para extinção dos dinossauros


Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, aponta uma nova hipótese para o desaparecimento dos dinossauros da Terra. De acordo com o trabalho publicado na revista Biology Letters, a causa da extinção desses animais há 65 milhões de anos estaria não somente relacionada a um meteoro que caiu no planeta como ao fato de eles serem ovíparos.

Por meio de modelo matemático, os cientistas concluíram que o tamanho reduzido das ninhadas dos dinossauros e o crescimento limitado dos filhotes pela estrutura do ovo, que tem restrições de tamanho, contribuiu para sua extinção, enquanto que o mesmo não aconteceu com os mamíferos. Mais precisamente, enquanto os filhotes de dinossauros pesavam cerca de 10kg, os filhotes de grandes mamíferos podiam pesar até 30kg.

Segundo o artigo, os dinossauros, depois de reinar durante milhões de anos, não puderam se adaptar como uma espécie "pequena" dentro do ecossistema e por isso desapareceram como grupo. Após a queda do meteoro que causou uma catástrofe ambiental, os mamíferos tiveram ainda a vantagem de poder se alimentar do leite materno para atender às novas condições de vida e evoluir para novas espécies.



Fonte: The History Channel Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário