sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Pílula anticoncepcional masculina pode virar realidade



Pesquisadores descobriram uma substância que tem grandes chances de produzir a primeira pílula anticoncepcional para homens. Estudada inicialmente como uma droga de combate ao câncer, a JQ1 mostrou ser eficaz também na diminuição da produção e da qualidade dos espermatozoides de ratos sem prejudicar sua esterilidade.
Segundo a pesquisa publicada no periódico científico Cell nesta sexta-feira (17/08), o comportamento de acasalamento dos machos também não foi abalado, nem os níveis de testosterona sofreram alterações – o que indica que o apetite sexual dos homens não deve sofrer alterações com a provável pílula.
O grupo do Instituto de Câncer Dana-Farber de Boston, nos Estados Unidos, verificou uma queda de 90% na contagem de espermatozoides e de, pelo menos, 75% na mobilidade das células durante as seis semanas de testes. Segundo o autor da pesquisa, James Bradner, a fertilidade das cobaias só foi afetada no período em que elas recebiam a substância. Com a interrupção, a contagem voltou ao normal em um mês.
Isto acontece porque o componente inibe diretamente a ação de uma proteína que é essencial para a fertilidade, a BRDT. Como ela entra no núcleo de uma célula germinativa para fazê-la amadurecer como um espermatozoide, a JQ1 se liga à proteína nesse momento e bloqueia as ordens. "É como remover o recado que lembra a célula para se transformar em um espermatozoide", diz Bradner.
 Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário