segunda-feira, 25 de junho de 2012

Morre tartaruga Solitário Jorge


A tartaruga gigante Solitário Jorge, morta neste domingo


Solitário Jorge, a última tartaruga gigante de sua espécie que habitava as ilhas Galápagos, morreu neste domingo depois de infrutíferas tentativas para que se reproduzisse, informou a reserva ecológica equatoriana. Muitos cientistas o consideravam a criatura mais rara da Terra.

O animal, único sobrevivente da espécie Geochelone abigdoni, tinha idade estimada em mais de 100 anos e foi encontrado sem vida no centro de criação de tartarugas terrestres da ilha Santa Cruz, informou o Parque Nacional Galápagos (PNG) em um comunicado.

"Com a morte desta tartaruga se extingue a espécie da ilha Pinta", de onde a tartaruga gigante era originária, lamentou a direção do parque, que em 1993 submeteu Jorge a um processo de reprodução mal sucedido.

O Parque Nacional Galápagos anunciou que, em "homenagem" a Solitário Jorge, realizará um seminário internacional nos próximo mês de julho para elaborar uma estratégia de manejo das populações de tartarugas nos próximos dez anos, com a finalidade de obter a restauração das espécies.

Fonte: Revista Veja



Nenhum comentário:

Postar um comentário